O banner é uma forma de propaganda online muito semelhante as propagandas tradicionais. Eles são utilizados para destacar anúncios da própria loja virtual contendo promoções, serviços, informações da empresa, produtos e cupons. Essa é a opção favorita das empresas anunciantes da internet, pois o banner é uma ferramenta funcional  que atrai a atenção do cliente com muita facilidade.

 

Os banners podem ser divididos em três categorias

  •  Banner estático: é composto por imagens fixas, sem nenhum tipo de animação ou movimento. É o primeiro tipo de banner que foi utilizado na internet e o mais fácil de produzir, porém, com tantas inovações, hoje em dia ele parece antigo e ultrapassado.
  •  Banner animado: é composto por mais de um quadro, onde cada quadro “passa” na tela e dá sequencia aos demais. As animações atualmente são criadas em jQuery para que funcionem em qualquer dispositivo, incluindo Mobile.
  • Banner interativo: é o banner que envolve o cliente de alguma forma interativa. Ex: passar o mouse, preencher uma palavra, jogos, tudo com o intuito de chamar atenção do cliente.

 

IMAGE

Dicas de como otimizar o uso dos banners

Dicas para banners

Por oferecer muito destaque ao que será anunciado, é fundamental que os banners sejam produzidos compondo de forma agradável boas imagens, cores e conteúdo adequados. Para isso, lembre-se de se atentar a diversos pontos para que essa ferramenta cumpra sua função de forma devida. Um bom webdesigner é fundamental nesta etapa.

 

  • É fundamental fazer com que o banner tenha uma composição harmoniosa com a sua loja online. Recomendamos que sejam utilizados até quatro banners no layout, pois assim eles serão destacados e ao mesmo tempo não irão chamar mais atenção que os produtos que estão à venda.
  • Desenvolva o banner de forma que ele não fique carregado visualmente. O intuito do banner é anunciar da forma mais natural e leve possível, portanto, utilizar imagens clean e harmoniosas fará com que sua loja virtual não fique pesada visualmente.
  •  Atualize os banners com frequência. Utilizar banners de datas comemorativas (dia das mães, natal, páscoa) são ótimas opções para mostrar ao cliente que a loja virtual está atenta e preocupada com seus clientes, porém, deixá-los ativos quando as datas já passaram dará a impressão que a loja virtual está abandonada.
  •  Sempre faça referência a sua empresa nos banners que utilizar. Isso irá fazer, mesmo involuntariamente, que o cliente assimile as informações e fixe ainda mais sua marca na mente.
  •  Ofereça benefícios aos clientes nos banners de destaque. Frete grátis acima de determinado valor, cupons de desconto e itens em promoção são informações que chamam muito a atenção do internauta e poderá aumentar suas vendas de forma significativa.
  • Também é válido colocar os diferenciais nos banners de destaque. Com tantas lojas online vendendo produtos similares, por que comprar com a sua? Isso poderá convencer o cliente e aumentar a confiabilidade do seu e-commerce.