Toda a rede de Sites presente na internet é organizada basicamente por buscadores. Buscadores são sites especializados na pesquisa de conteúdo em toda a web, são eles o Google, Bing, Yahoo, entre outros. É graças a eles que você consegue encontrar os sites que procura e, muitas vezes, sites que nem estava procurando. Eles são responsáveis por organizar os sites de acordo com a relevância dos mesmos para o tema em que abordam, também como pelo número de acessos no site. O Google utiliza a pesquisa orgânica e pesquisa paga (Links Patrocinados) para buscar conteúdo na internet.

 

Neste artigo iremos lhe apresentar o que significa cada pesquisa e como os buscadores organizam os sites, além de lhe dar dicas de como Otimizar seu Site para que ele tenha melhor desempenho.

 

Pesquisa orgânica x Pesquisa paga

Screenshot_2

A pesquisa orgânica é a pesquisa que ocorre de forma natural, sem nenhum tipo de intervenção financeira, onde os buscadores organizam os sites que possuem maior relevância para seu tema. Os buscadores consideram relevantes não só o numero de acessos que o site recebe, mas também seu conteúdo, como o site é organizado, entre outros fatores. O principal desejo dos administradores de empresas é estar no topo da lista orgânica, pois isso irá aumentar visivelmente a confiabilidade da loja e atrair a atenção de clientes em potencial.

 

A pesquisa paga organiza os sites com apenas um critério: o valor que o buscador recebe em troca das posições dos sites. Basicamente, os sites pagam um determinado valor para o buscador para que fiquem em primeiro lugar na pesquisa mais rapidamente.

 

SEO x Adwords

Assim como existem as pesquisas de ranqueamento do Google, existem ferramentas que lhe auxiliam a melhorar seus resultados nelas. Cada tipo de lista possui uma ferramenta específica que, se usada da forma correta, poderá lhe trazer diversos benefícios. São essas ferramentas o SEO e o Adwords.

SEO

O SEO é direcionado as pesquisas orgânicas, portanto, não é necessário desembolsar valor nenhum para fazê-lo. Na verdade não é uma ferramenta em si, mas sim um conjunto de ações que farão seu site subir posições no Google. Ele é basicamente uma forma de otimizar seu site para que o Google o considerem mais relevante. Se feito de forma correta, o SEO pode fazer com que seu site suba várias posições nas pesquisas orgânicas do Google. É um procedimento gratuito que você pode fazer no conforto da sua casa, porém é trabalhoso e demora para apresentar resultados.

Google Adwords

O Google Adwords é um serviço do Google onde os sites pagam um determinado valor para o buscador colocá-los em uma boa posição nas pesquisas. O Google cobra os sites com um sistema chamado CPC (Custo Por Clique), que cobra um valor por cada clique que o site receber. Em troca, o Google mantém o site em destaque na pesquisa paga. Ao optar por adquirir esse serviço lembre-se que cada clique gera um custo, por isso cuide muito bem da campanha e fuja de formas automatizadas para criar campanhas, grupos de anúncios e CPC. Se tudo for feito automático, será como dar seu cartão de crédito a uma criança no mercado e pedir a ele que compre tudo que julgar necessário.