Como melhorar o posicionamento no Google

Aviso de manutenção programada no servidor Diamante
10 de outubro de 2015
Evite perda de tempo e falhas, saiba o que é SEO moderno
1 de novembro de 2015

Nestes mais de 10 anos trabalhando com serviços de Otimização de Sites, a pergunta que mais escuto é mais ou menos essa:
“Paulo, meu Site não está vendendo, aonde estou errando, o que posso fazer para que as pessoas me encontrem no Google?”

 

Todos querem se posicionar com qualidade nos principais buscadores, principalmente no Google e Bing, mas poucos seguem um planejamento adequado.

 

Nesta postagem, vamos explicar um pouco mais sobre Otimização de Sites no Google e Bing e utilizaremos a “historinha” de sucesso do Ruy, nosso personagem que assim como você possui um site que não gerava retorno até que decidiu investir em SEO(Search Engine Optimization) para posicionar seu site nas primeiras páginas de busca.

Afinal o que é SEO?

SEO é um serviço de Otimização de Sites em mecanismos de buscas, seu foco é melhorar a relevância do seu Site perante sites de busca como Google e Bing.

 

Benefícios de um SEO eficiente

As pessoas se enganam ao pensar que realizar um serviço eficiente de SEO é apenas colocar um monte de palavras-chaves no conteúdo para que o buscador “ache” que sua página é mais relevante para determinado assunto.

Um bom trabalho de Otimização é pensar em “dois públicos”, o buscador e o cliente. Afinal de nada adianta ter um site mega posicionado se o seu conteúdo não gera conversão de venda, se os seus dados de contato, botão de compra e demais informações importantes estão escondidas ou nem existem.

Tendo isso em mente, considere que várias partes do seu site precisam ser revistas e melhoradas para o buscador te posicionar com qualidade e que seu cliente consiga comprar com facilidade.

 

SEO on Page

Seu conteúdo foi elaborado para ajudar o usuário? Saiba que o Google se preocupa muito com isso e em até certo ponto valoriza sites que são desenvolvidos para beneficiar o usuário.

 

Navegação fácil e intuitiva

Facilite a navegação, sua empresa tem poucos segundos para conquistar a atenção do usuário.

Deixe amostra seus dados de contato, links de ação como compra, telefone e páginas importantes dos produtos e serviços.

 

Layout preparado para Mobile

Na maioria das vezes o primeiro acesso é realizado por dispositivo móvel, ter um Site responsivo é fundamental hoje em dia, sem falar que o Google valoriza sites que possuem versão de layout responsivo.

 

Conteúdo único e exclusivo

Jamais copie o conteúdo de seu concorrente, distribuidor ou qualquer outro site. O Google não vê com bons olhos sites que possuem conteúdos duplicados.

 

Valorize seus produtos e serviços

Coloque-se no lugar do seu cliente e dedique um tempo para pensar o que ele precisa visualizar em seu site. Deixe a preguiça de lado e elabore um conteúdo que possa:

  • Tirar dúvidas sem necessidade de contato
  • Facilite o “toque” ao produto com imagens e vídeos
  • Elabore uma descrição completa e convincente sobre seu trabalho, imagine que o cliente está na sua frente, a descrição é exatamente o que seu vendedor falaria.

Quem acessa seu site hoje?

Você já monitorou ou sabe quem é o público e quantos são os que acessam seu site hoje? Utilize ferramentas como Analytics para esta análise.

 

Até onde você quer chegar? Seja realista

Serviços de Otimização de Sites, SEO, demandam tempo e dedicação. Costumamos dizer ao cliente que não existe mágica em SEO, existe é muito trabalho!

Tenha em mente um planejamento para daqui a 6, 12 e 24 meses. Mas seja realista, não queira vender tanto quanto uma Americanas logo de início, na verdade a Americanas não é seu concorrente! Olhe para seus concorrentes que estão no mesmo grau de investimento, estrutura e produto que você.

Infelizmente o maior indice de insatisfação neste tipo de serviço está relacionado ao proprietário da empresa não estipular seus objetivos.

 

Que tipo de meta posso definir?

Pense da seguinte forma: Você provavelmente passa uma meta realista para sua equipe de vendas, não é? Coloque uma meta realista para seu site para os próximos 6 meses.

Mas por que isso? Se sua equipe de vendas nunca atinge o objetivo, um “mar” de tristeza tomará conta deles e provavelmente seus vendedores não terão estímulos para continuarem vendendo seu produto.

Com o site é a mesma coisa, não queira que em apenas 6 meses seu site concorra com Americanas, não cobre de mais de um site que nunca deu resultado! Comece pequeno, se a venda nunca veio, coloque na meta apenas 1 venda, apenas 1 cadastro. E reformule seus objetivos a partir dos resultados atingidos.

 

Você não tem tempo ou conhecimento necessário?

Como dito nesta postagem e comentado em milhares de postagens por tudo que é blog na internet, o serviço de SEO demanda tempo e conhecimento. Se na sua empresa não existe um profissional que se dedique a isso, ou ainda, que ele não tenha conhecimento avançado na area, contrate um profissional ou uma agência de confiança.

Em toda minha carreira, jamais vi um site se posicionar nas primeiras páginas do google sendo tocado de forma amadora.

Mas por que? Em cada página do Google só cabem 10 empresas. Sua empresa precisa estar entre as 10 melhores empresas para o Google para ficar na primeira, entre as 20 melhores para a segunda, e assim por diante.

 

Faça como o Ruy!

A INOWEB é uma agência expert em posicionar sites em pesquisa orgânica na Otimização de Sites e em divulgação patrocinada por Adwords Google. Solicite uma análise em seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ORÇAMENTO RÁPIDO