A logomarca é, sem dúvidas, a parte mais importante de uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam, o processo de criação de uma logomarca é muito mais do que apenas juntar cores e formas. Deve ser feito com cautela, pois a logomarca deve transmitir a missão e os valores da empresa em questão para seus consumidores.

 

A logomarca é a primeira coisa que o cliente verá sobre sua empresa, portanto, se ela não for adequada, sua empresa será descartada pelo consumidor. Um exemplo claro de como a logomarca é importante para um negócio é a força da Apple. A empresa norte-americana foi criada por Steve Jobs em 1976 e possui um logotipo em forma de maçã mordida.

 

A Apple está entre as empresas mais bem-sucedidas do mundo, e isso se dá pois a empresa se dedicou a construir a marca desde o início. Hoje, identificamos a logomarca imediatamente, e associamos ela a produtos de boa qualidade e elegância. Isso mostra o quanto um logotipo pode interferir na reputação de uma empresa.

 

Por esse motivo iremos mostrar nesse artigo pontos que você deve se atentar ao desenvolver sua logomarca.

Logomarca da Aplle

Em primeiro lugar, pense na construção da sua logomarca e o que você deseja que ela passe para as pessoas.

 

Por ser uma imagem, a logomarca gera uma reação instantânea, que pode ser boa ou ruim. O desempenho que sua logomarca terá sobre seu público depende apenas de você e da forma que decidir desenvolvê-la, portanto, se atente aos próximos pontos que iremos apresentar.

 

Crie uma Imagem

Logomarcas profissionais como as da Coca-cola, Adidas e Subway, são muito reconhecidas pelo público por possuírem um visual agradável e cores que harmonizam entre si. Isso faz com que elas sejam facilmente reconhecidas e associadas imediatamente a Marca e seus produtos. Lembre-se que nesse momento menos é mais! Procure desenvolver uma logo com visual clean e pouca informação, e que possua cores que sejam adequadas ao serviço oferecido pela sua empresa.

 

Crie um Conceito

O conceito de uma empresa é a mensagem que ela usa para mostrar o quanto é útil e necessária na vida dos clientes.

“Mostrar sua beleza interior”e “Encontrar a criança que existe em você” são dois conceitos muito utilizados nas empresas atuais, pois possuem um bom resultado. O conceito serve para criar expectativa no seu cliente e mostrar o quanto a empresa se preocupa não só com a venda do produto, mas com a qualidade de vida do seu cliente. Crie um conceito que tenha uma boa relação com o ramo de atuação da sua empresa e que agrade seu público de forma pessoal. É interessante imaginar um conceito que você mesmo se identificaria e assim desenvolvê-lo para a sua empresa.

 

Defina seu público-alvo

É fundamental definir qual público você deseja atingir com a sua marca para assim desenvolver sua marca. O material deve ser produzido de forma diferente para o público jovem, adulto, de meia-idade, homens, mulheres, e até crianças. Lembre-se, empresas que tentam vender de tudo para todo o tipo de público facilmente fracassam. Foque em um público e permaneça desenvolvendo sua marca para ele.

 

Originalidade

Apesar de ser um ponto um tanto quanto óbvio, é essencial ser original na criação de sua logo. Evite se inspirar e produzir logomarcas semelhantes a outras já existentes, pois isso irá dar a impressão que sua empresa é amadora. Invista em conteúdo original e seja criativo, isso irá demonstrar a força da empresa para seus clientes.