Ao longo destes anos de Criação de Sites em Curitiba, tenho percebido que muitos empresários mesmo trocando de Site, ainda ficam com um toque de insatisfação com o novo projeto.

 

Decidimos fazer uma pesquisa com os clientes que temos acesso, mesmo os que não contrataram nossa Agência de Sites para criar o projeto atual, a pesquisa foi mais para saber o que ocorreu ao longo do processo de criação.

 

A ideia

Mais da metade dos clientes informaram que a ideia de criar um site veio porque eles acham que ter um site é obrigatório já que seus concorrentes também tem, então era mais para “ter”.

 

Objetivos e Metas

Planejamento de criação de sites

Aqui tivemos respostas muito variadas, mas uma que chamou a atenção foi que apenas 10% dos clientes tinham objetivos e metas traçados com clareza. A maioria acabou dando motivos diferentes, mas que em boa parte eram os que estou listando abaixo.

 

  • Vender mais
  • Estar na internet
  • Fazer algo como meu concorrente
  • Mostrar a empresa para outras cidades

 

Não que estes objetivos não sejam bons, mas acabam não tendo um direcionamento adequado, são vagos.

Definir com clareza os objetivos e metas da criação de site é importante para que o design, conteúdo e experiência do usuário estejam em harmonia.

 

O site é do dono da empresa e não do cliente

Os gostos e desejos do proprietário da empresa devem ser levadas em consideração sempre, porém não é “dele” o site. O Website deve ser criado pensando no cliente, isto desde as cores até usabilidade. Muitos dos projetos, dos sem objetivos, foram criados de uma forma que não combinava nem com o ramo de atividade e nem com a proposta que a empresa deveria ter de mínimo.

 

Dica para investir certo e parar de gastar dinheiro

Investimento é diferente de gastar dinheiro, isto pelo menos na minha opinião.

Considero investimento tudo aquilo que se faz com planejamento, objetivo, profissionalismo e metas realistas. Sim realistas.

Eu jamais criaria um projeto, se fosse meu, para já concorrer com uma gigante como uma Americanas, mas posso sim dar de frente com ela no futuro se o meu E-Commerce atingir os objetivos que tracei no início.

 

Gastar dinheiro é criar algo errado, é investir no duvidoso e não saber o que você realmente quer com este novo site que está por vir.

 

Pesquise seu concorrente

Parece óbvio, mas pesquisar o concorrente a fundo faz parte da estratégia inicial, veja o que ele faz, ou ao menos o que ele não está fazendo.

 

Imagine que seu site já existe hoje

Se o seu novo Website já existisse hoje, imagine ele e pense no que deveria ter de fundamental, vá anotando e crie uma lista com prioridades.

 

Coloque-se no lugar do seu cliente

Agora seja seu cliente, esqueça seus gostos pessoais e tudo que você sabe sobre o produto, se possível converse com seu time de vendas como se fosse um cliente em todas as etapas para entender que tipo de informação o cliente precisa visualizar e receber do site para que a sua empresa demonstre o quanto é especialista no ramo e faça com que a compra ou cadastro se concretize.

 

Crie um plano de negócios

Além da criação do website, você deve pensar no plano de negócios como um todo.

 

  • Quem vai responder os e-mails recebidos no site
  • Quem vai alimentar o conteúdo do site
  • As imagens utilizadas no projeto serão compradas ou utilizará as da internet mesmo
  • Como as pessoas vão encontrar seu novo site, quais as formas de divulgação: Branding ou Venda Direta ?

 

Uma pessoa responsável

Com toda certeza sua empresa não precisa ter um especialista no ramo. Coloque uma pessoa, apenas uma, responsável pela criação do seu novo site. Isto não quer dizer que demais colaboradores não podem opinar, mas um fator mais recorrente de um Site não ficar da forma que precisa é quando várias pessoas não se decidem e colocam cada um o seu gosto pessoal nas solicitações.

 

Se sua empresa tem várias pessoas envolvidas na criação, antes faça uma reunião com todos e defina o planejamento e meta do Site ou E-Commerce, depois de tudo definido é que um contato deve ser feito com uma Agência de Sites.

 

Um Site é uma empresa, leve a sério

Leve a sério sua empresa online

 

Ao montar sua empresa online, um Website, leve ela a sério como se fosse uma loja física.

Aquelas frases encontradas em livros de empreendedorismo que dizem… “tudo que for feito com dedicação uma hora da certo” … é a mais pura realidade.

Criar uma empresa web demanda muito menos tempo e investimento do que as lojas tradicionais de rua, mas a dedicação, planejamento e profissionalismo deve ser a mesma.

 

Se a sua ideia é montar uma empresa online e ir para praia curtir o mar, esqueça a internet, pois é na internet que as pessoas mais ansiosas do planeta estão. E elas não vão esperar seu final de banho para receber uma resposta comercial.

Não respondeu uma solicitação de compra rapidamente? Tenha certeza que outro estará respondendo e no fim seu novo negócio não funcionou por falta de profissionalismo e comprometimento seu!

 

Contrate uma Agência de confiança

Se você leu minha postagem até aqui, deve ter entendido que o processo de criação de site deve ser levado bem a sério. Mas do que adianta você fazer sua parte se a pessoa ou empresa contratada não tem experiência suficiente para te ajudar nas diferentes questões que serão solicitadas ao longo do desenvolvimento.

Por isso pesquise bem antes de contratar, escolha uma Agência de Sites que possa atender o tipo de projeto que sua organização necessita. Este será um ponto entre o “investimento” ou “gastar dinheiro”.

 

Criar um Site da certo?

Abra seu Site de sucesso

É claro que dá! Mas depende muito de tudo que listei nesta postagem, fique atendo e sucesso em seu novo empreendimento!

Seja você o responsável pelo sucesso do seu negócio e não o contrário.